segunda-feira, 25 de abril de 2011

Contaminação por cromo hexavalente,cidade de Hinkley,EUA.

Palavras-chave:Erin Brockovich,Pacific Gas and  Eletric Company (PG&E),Hinkley, Califórnia, EUA,cromo hexavalente,NBR-7500-Armazenagem de agentes químicos,NR 25-Resíduos industriais.


Resenha crítica:
Filme-Erin Brockovich, uma mulher de talento.

Objetivo: analisar as consequências e responsabilidade civil da empresa Pacific Gas and  Eletric Company (PG&E)  por causar danos ambientais(contaminação do solo e da água)aos habitantes da cidade  norte americana de  Hinkley, Califórnia, EUA.




Filme: Erin Brockovich, uma mulher de talento (2000)

Tema: Danos ambientais e responsabilidade civil
Análise de risco: contaminação pelo agente químico cromo hexavalente

Erin (Julia Robert) é a mãe solteira de três filhos e desempregada. Após conhecer o advogado Ed Masry (Albert Finney )passa a trabalhar no escritório de advocacia, investigando a compra suspeita de imóveis pela empresa Pacific Gas and Eletric Company(PG&E) na tentativa de encobrir a contaminação do solo e da água da cidade norte americana de Hinkley,Califórnia,EUA.
A empresa responsável pela contaminação a Pacific Gas and Eletric Company (PG&E) trava uma batalha jurídica e perde o processo em que foi acusada de ter provocado a contaminação da água e do solo por uso indevido do produto químico cromo hexavalente.
A fonte de contaminação foi uma estação de compressão de gás natural, de propriedade da Pacific Gas and Eletric Company (PG&E) localizada na cidade de Hinkley, Califórnia, EUA.O gás natural tem de ser recomprimido a cada 350 milhas(560 km) e a estação usa grandes torres de resfriamento para resfriar os compressores. À água utilizada nestas torres de resfriamento continham cromo hexavalente para evitar a ferrugem (oxidação) das maquinas.
A água utilizada no processo de resfriamento era armazenada  em lagos artificiais sem forro de contenção, o que permitiu a infiltração nos lençóis freáticos do agente químico (contaminante) cromo hexavalente. Muitos habitantes que usavam a água de poços artesianos foram contaminados com quantidades acima do limite tolerado do agente químico cromo hexavalente.
A protagonista do filme Erin, após coletar provas no Departamento de Águas de Hinkley, descreve as consequências da manipulação indevida do agente químico cromo hexavalente. A contaminação causou tumores e cânceres nos habitantes do entorno da Estação de Gás Natural de propriedade da Pacific Gas and Eletric Company (PG&E).
O tempo de exposição ao cromo hexavalente dos habitantes da cidade de Hinkley foi comprovado através de documentos do arquivo do Departamento de Águas da cidade de Hinkley. Erin fez cópias de documentos arquivados da Pacific Gas and Eletric Company (PG&E) atestando que a empresa sabia da contaminação de 1952 á 1966 e continuou contaminando até 1996 e tentava encobrir sua responsabilidade civil por danos ao meio ambiente (solo, água, animais e humanos).
O raio de contaminação foi definido após perícia, em duas milhas de comprimento e quase uma milha de largura no entorno da Estação de recompressão de gás natural da Pacific Gas and Eletric Company (PG&E).
A Pacific Gas and Eletric Company (PG&E) foi condenada pela justiça norte americana a pagar 333 milhões de dólares a 648 vítimas da contaminação por cromo hexavalente.
No Brasil, a responsabilidade no transporte, armazenagem e manipulação de produtos químicos e de resíduos industriais é regulamentada pela NBR-7500-Armazenagem de agentes químicos e pela NR 25-Resíduos industriais, que orienta que os resíduos sólidos e líquidos, deverão ser dispostos com o conhecimento, autorização e auxilio de entidades especializadas, públicas ou vinculadas e no campo de sua competência.

Nenhum comentário: